Uso de recursos eletrotermoterapêuticos pelo fisioterapeuta dermato-funcional

PARECER SOBRE RECURSOS DA ELETROFOTOTERMOTERAPIA USADOS NA FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL

Á Câmara Técnica de Dermato-Funcional – CREFITO 2

Por FABIO BORGES (Crefito 23890-F) - 2009

CONCEITOS

1) Laserterapia (Epilação)

Luz Intensa Pulsada (Epilação, tratamento de manchas, rejuvenescimento)

Leds (Pós cirurgias, acnes, etc)

O Laser para epilação e a Luz Intensa Pulsada são classificados como recursos fototerapêuticos, e atuam com o principio básico da fototermólise seletiva, ou seja, a radiação luminosa apresenta predileção por certo tipo de cromóforo (grupo de átomos que confere cor a determinadas estruturas do corpo), e o mais atingido por estas radiações é a melanina (cor preta). Portanto, quando a radiação luminosa do Laser ou Luz Intensa Pulsada atinge o pêlo escuro, em virtude da presença de melanina, a radiação é absorvida por ele aumentando a temperatura até o folículo piloso deixando-o inoperante para a produção de um novo pêlo.

A epilação a Laser ou com Luz Intensa Pulsada está inclusa no conjunto de afecções estéticas tratadas pela fisioterapia dermato-funcional, portanto, estas formas de radiação luminosa fazem parte do conjunto de recursos terapêuticos disponíveis para uso do fisioterapeuta Dermato-Funcional. Diante do fato de que a Dermato-funcional ainda não é uma especialidade reconhecida pelo COFFITO, devemos ressaltar que quando a traumatofuncional, a pneumofuncional e a neurofuncional ainda não eram reconhecidas, vários recursos terapêuticos novos foram classificados como sendo apropriados para essas especialidades. E atualmente, e isso não há como negar, há vários fisioterapeutas (e até esteticistas) trabalhando empregados em clínicas onde o medico não “põe a mão” no aparelho, quem faz tudo é o fisioterapeuta, pois o manuseio do equipamento é simplório e a técnica tem mínima complexidade.

O Laser para depilação é considerado um método não invasivo e sem poder ablativo (lesivo), por isso, é chamado de laser cosmético, diferentemente dos Lasers ablativos (CO2, Argônio, etc) usados na medicina estética que são considerados recursos cirúrgicos e tem seu uso restrito ao profissional médico. Já a Luz Intensa Pulsada, alem de também não ser invasiva, é minimamente ablativa (mínimo risco de lesão), com isso, ela também consegue tratar manchas e estimular a produção de colágeno para o tratamento rejuvenescedor.

O risco de queimadura existente no uso destas formas de radiação luminosa, comentado por muitos, se assemelha ao risco que encontramos em outros recursos eletrotermoterapêuticos, portanto, se manusearmos de forma inapropriada quaisquer destes recursos poderemos lesionar também o paciente/cliente. Se o fisioterapeuta não puder fazer a epilação com laser/Luz Intensa Pulsada pelo risco de queimadura, também não poderá usar ondas curtas, microondas, infravermelho, forno de Bier, corrente galvânica, ultra-som, e até o turbilhão, pois todos eles podem queimar o paciente desde que sejam mal empregados!

2) Eletrolipólise (Eletrolipoforese) com agulhas (Tratamento de gordura localizada e celulite)

A eletrolipólise é a técnica destinada ao tratamento de gordura localizada e celulite que emprega agulhas de acupuntura inseridas no tecido subcutâneo gorduroso no intuito de conduzir uma corrente elétrica de baixa freqüência (contínua ou alternada) para estimular as terminações nervosas simpáticas e com isso, desencadear a lipólise.

Questiona-se nesta técnica o caráter invasivo do método por causa da inserção da agulha, entretanto, justifica-se o uso desta técnica por parte do fisioterapeuta dermato-funcional pelo fato do COFFITO, através das Resoluções nº 60 e 97, autorizar o exercício profissional do fisioterapeuta para manobras invasivas através da acupuntura.

É importante ressaltar que mesmo que o fisioterapeuta dermato-funcional não tenha formação em acupuntura conseguirá realizar a eletrolipólise tendo em vista que a agulha de acupuntura é usada apenas como um “eletrodo” para conduzir a corrente elétrica e não é exigido que o profissional reúna conhecimentos sobre a técnica de acupuntura (localização de meridianos e pontos acupunturais, assim como exame do pulso e saburra da língua, etc.), pois a agulha é inserida em locais específicos onde esteja localizada a gordura/celulite a tratar. Atualmente a eletrolipólise vem sendo largamente utilizada em todo o território nacional por profissionais especializados ou não em fisioterapia dermato-funcional e até por estudantes de fisioterapia, dada a sua simplicidade, segurança (não atinge órgãos) e eficácia comprovada.

3) Radiofreqüência (Tratamento de rugas, estrias, flacidez, gordura localizada, celulite)

A Radiofreqüência é um recurso termoterápico destinado a produzir calor no interior dos tecidos e, com isso, estimular a contração de fibras colágenas ou a “quebra” de cadeias fibróticas, prevenindo ou tratando rugas, flacidez cutânea, celulite, gordura localizada, etc.

O principio de funcionamento da Radiofreqüência se assemelha ao do ondas curtas e do microcondas terapêutico, pois utiliza ondas eletromagnéticas (radiofreqüência) para produzir calor e com isso seus efeitos terapêuticos.

Em virtude da semelhança no mecanismo de ação destes recursos terapêuticos (nenhum deles possui ação ablativa, usam o mesmo mecanismo de ação terapêutica, e só possuem ação térmica sobre os tecidos), o risco de queimadura presente na Radiofreqüência é o mesmo encontrado nos recursos termoterapêuticos classicamente usados na fisioterapia tradicional que usam ou não ondas eletromagnéticas para produzir seus efeitos, portanto, a Radiofreqüência faz parte do arsenal terapêutico termoterápico da fisioterapia dermato-funcional.

Por tudo isso, classificamos algumas propagandas vindas de fabricantes de aparelhos como equivocadas quando mencionam o termo Radiofreqüência Médica ou para Médicos, pois o fisioterapeuta detém, comumente, maior conhecimento sobre os recursos físicos que usam energia eletromagnética, portanto, estão habilitados ao emprego eficaz deste tipo de equipamento.

4) Microgalvanopuntura (Eletrolifting) (Tratamento de rugas e estrias)

A Microgalvanopuntura/Eletrolifiting caracteriza-se pela introdução de uma agulha finíssima, medindo 2 mm de comprimento, no tecido epidérmico a fim de provocar uma pseudo lesão e, com isso, produzir uma pequena inflamação a fim de estimular a produção de colágeno para o tratamento de rugas e estrias.

O caráter invasivo desta técnica é mínimo, pois a agulha não atinge a derme e conseqüentemente não provoca danos a estruturas nobres da pele, muito menos de regiões profundas, por isso é considerada segura e eficaz, portanto, está garantida para uso por parte do fisioterapeuta dermato-funcional.

5) Ultra-som (Tratamento de gordura localizada, celulite, e pós-cirurgia plástica)

O ultra-som destinado ao fisioterapeuta dermato-funcional possui freqüência de ondas de 3 MHz, caracterizado por agir ao nível superficial (pele e tecidos subcutâneos), portanto, seguro no tocante a lesões em estruturas profundas.

Este recurso é usado de forma clássica no tratamento de celulite e pós-cirurgia plástica para estimular o reparo tecidual ou tratar seqüelas fibróticas. Entretanto, o grande questionamento sobre o uso do ultra-som na fisioterapia dermato-funcional é quanto ao tratamento de gordura localizada onde se utiliza intensidade acima de 2 W/cm2, pois é uma dose considerada “lesiva”. Apesar disso, justifica-se o uso do ultra-som com esta potencia em tratamentos de gordura localizada pelo fato desta dose, mesmo considerada “lesiva”, não constitui perigo para o paciente/cliente, pois a agressividade das ondas sonoras neste tipo de aplicação tem caráter terapêutico a fim de provocar uma espécie de lise na membrana adipocitária e com isso produzir os efeitos terapêuticos da ultrasonoterapia sem provocar danos a estruturas localizadas acima ou abaixo do tecido subcutâneo, desde que usado de forma apropriada.

6) Microdermoabrasão e Peeling Diamante (Tratamento de rugas, estrias, e peeling).

Estes recursos esfoliantes podem ser usados pelo fisioterapeuta por constituírem-se técnicas de peeling mecânico de caráter superficial (epidérmico), portanto, sem caráter lesivo a estruturas nobres da pele (anexos da pele).

7) Cosméticos

Tendo em vista que os cosméticos são produtos que não modificam as condições fisiológicas da pele, agem na epiderme, não precisam de estudos cientificos para sua comprovação e eficácia e logo são livremente comercializados, exemplo os hidratantes; e sabendo-se que os medicamentos são substâncias que modificam a fisiologia da pele, devem ter estudos que comprovem seu efeito terapêutico, sua segurança e eficácia ao serem submetidas à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no Brasil e devem ser receitados por médicos, não há impedimentos para que o fisioterapeuta dermato-funcional possa utilizar cosméticos em seus procedimentos terapeuticos e também realizar prescrição cosmetológica a seus clientes, pois a legislação (Resolução nº 10 (03 jul 78) do COFFITO) não menciona proibições relativas a cosméticos e sim a medicamentos.

AMPARO

Na Resolução 80 do Coffito (21 mai 87) está escrito que o fisioterapeuta utiliza, para alcançar os fins e objetivos propostos nas suas metodologias, a ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, fototerápicas, eletroterápicas,…, bem como, outros agentes decorrentes da evolução e produção científica nesta área. Esta parte final é onde se enquadram os recursos da fisioterapia Dermato-Funcional, como epilação a laser/Luz Intensa Pulsada, eletrolipólise, eletrolifting, radiofreqüência, carboxiterapia e outros, pois são recursos inclusos numa especialidade ainda por ser reconhecida pelo COFFITO, portanto, é perfeitamente normal que seja incluída na atividade fisioterapêutica atual.

- Na resolução nº 4 (28 fev 83) do Conselho Federal de Educação, no art. 4º, letra “c” está escrito que …no ciclo de matérias pré-profissionalizante para a formação do fisioterapeuta deve conter as matérias eletroterapia, termoterapia, fototerapia, etc., com isso as faculdades ensinam na matéria de Fisioterapia Geral o uso destes recursos terapêuticos para garantir o exercício profissional, e na matéria de dermato-funcional ensina-se a proceder a epilação fototerapêutica, o tratamento de gordura localizada com ultra-som de alta potencia, o rejuvenescimento com o uso do calor através da radiofreqüência, etc.; e alem disso, na pós-graduação ele revê o uso específico destes recursos com aulas teóricas e praticas.

- Na Resolução nº 8 (20 fev 78) do Coffito no art. 3º, item I, está escrito que …constituem atos privativos do fisioterapeuta prescrever, ministrar e supervisionar terapia física, que objetive preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função do corpo humano, por meio de: I - ação, isolada ou concomitante, de agente termoterápico; eletroterápico, fototerápico, etc. Com isso, procedimentos como a epilação fototerapêutica, o tratamento de gordura com ultra-som de alta potencia, o rejuvenescimento com o uso de calor por radiofreqüência, o tratamento de gordura com agulhas de acupuntura e eletricidade, o tratamento de estria com uma pequena agulha associada à corrente continua, etc. estão enquadrados no procedimento terapêutico do fisioterapeuta dermato-funcional, pois podemos proceder a seguinte classificação: Laser/Luz Intensa Pulsada em fototerapia e até na termoterapia em virtude dos mesmos usarem calor para epilar; eletrolipólise (tratamento de gordura localizada) e eletrolifting (tratamento de rugas e estrias) na eletroterapia; e ultra-som (tratamento de gordura localizada e celulite) e radiofreqüência (tratamento de rugas e estrias) como termoterapia, pois ambos usam o calor para produzir seus efeitos.

- Na Resolução nº 10 (03 jul 78) do Coffito no art. 8º, item IV, está escrito que é proibido ao fisioterapeuta prescrever medicamento ou praticar ato cirúrgico. Entendemos com isso, que os recursos citados aqui fazem parte do arsenal terapêutico do fisioterapeuta dermato-funcional, pois nenhum deles tem características ou poder medicamentoso, alem disso, não possuem poder ablativo e portanto não constituem-se como instrumentos cirúrgicos.

Lembro ainda que não há nada na legislação da Fisioterapia que especifique o nível de calor provido pelo agente termoterápico (Radiofreqüência, ultra-som, etc.), nem da potencia que o recurso fototerápico (Laser ou Luz Intensa Pulsada) deve ter, assim como não há também a descrição de qual valor dosimétrico que devemos utilizar nos recursos eletroterapêuticos (Eletrolipólise, eletrolifting, corrente russa, etc.); e risco de lesão podemos encontrar em qualquer aparelho eletrotermofototerapêutico, assim como na acupuntura (se houver uma perfuração acidental num nervo ou órgão), na osteopatia (manipulação inadequada de estruturas articulares), etc., se não forem utilizados de forma apropriada.

93 Comentário(s)! Comente mais!

  1. Michelle Leal

    AQUI EM JP ENCONTRO UMA BARREIRA MUITO GRANDE PRA GENTE FAZER, AQUI, NENHUMA FISIO FAZ E EU TÔ TENTANDO QUEBRAR ISSO.
    ELES DIZEM QUE CASO EU QUEIME UMA PACIENTE, QUEM VAI RESOLVER O PROBLEMA SÃO ELES, OS MÉDICOS… TUDO BEM! MAS US QUEIMA, NÃO QUEIMA??? ONDAS CURTAS QUEIMA, NÃO QUEIMA??? RADIOFREQUENCIA QUEIMA COM FORÇA, NUM QUEIMA??? E SE QUEIMAR, QUEM VAI RESOLVER A QUEIMADURA POR US, POR ONDAS OU RADIO??? O MÉDICOOOOOOOOOO!!! ENTÃO PORQUE ESSA BRIGA APENAS PELA LIGHT SHEER???
    PORQUE ELES NÃO BRIGAM PELO AS-GA E O HE-NE??
    QUERIA DEBATER ISSO COM MAIS FISIOS E PRINCIPALMENTE AQUELES QUE JÁ REALIZAM O PROCEDIMENTO NAS SUAS CIDADESSSSSSSSSSSSSS

    Postado em 03/05/2010
  2. Fábio Borges

    Pois é Michelle, alguns medicos têm se preocupado em divulgar o impedimento do fisioterapeuta em realizar alguns procedimentos na àrea da estetica (Depilação a laser, carboxiterapia, etc) a fim de que haja uma reserva de mercado por parte deles, ou seja, se só eles “puderem” fazer tais procedimentos a clientela será toda deles.
    Entretanto, alguns medicos esquecem (ou fingem) que a fisioterapia é uma profissão reconhecida por lei e que tem sua autonomia regulada por uma Conselho Federal, portanto, NENHUM MÉDICO PODE DIZER O QUE FISIOTERAPEUTA PODE OU NÃO PODE FAZER!
    Torçamos para que o Ato Medico não acabe com isso, pois é o que pretendem!
    Abraços

    Postado em 10/05/2010
  3. Camila

    Bom dia!
    Fiz especialização em fisioterapia dermato-funcional. Gostaria de saber se é permitido apilcar carboxiterapia.
    Há alguma resolução do Coffito/ Crefito quanto a isso?
    Grata

    Postado em 12/05/2010
  4. ADRIANA

    QUERIDO FÁBIO,VOU FAZER UM SEMINÁRIO SOBRE RADIOFREQUÊNCIA,SUA APLICAÇÕES,INDICAÇÕES,CONTRA INDICAÇÕES,CONCEITO E GOSTARIA DE RECEBER ALGUM ARTIGO SOBRE ESSE ASSUNTO,POIS VC É RENOMADO E CONFIÁVEL.UM BARAÇO

    Postado em 13/05/2010
  5. Áurea

    Oi….Gosteria que me respondesse esse e-mail…Estou no 1° ano de Fisioterapia..Minha Prof é muito exigente e tenho um seminario sobre dermato funcional….Gostaria de saber os recursos, quais são os mais importantes para montar esse trabalho..Espero sua resposta..Obrigada!!!!

    Postado em 20/05/2010
  6. Filipe Pinheiro

    Precisava desses conteúdos para um trabalho. Ótimos.

    Postado em 25/05/2010
  7. giuliana

    Oi td bem???Então estou no 7° semestre de fisioterapia e estou fazendo meu tcc sobre fototerapia c/ Led em estrias atroficas…e queria saber se vc tem algum artigo q possa me mandar q fala sobre a fototerapia com led e seua luzes…desde já obrigada

    Postado em 30/05/2010
  8. zeneide s. t. simpli

    Minha professora de tcc ,que tb. e fisioterapeuta,quer saber se a endermo e eletroterapia.Obrigada.

    Postado em 01/06/2010
  9. zeneide s. t. simpli

    Aluna do quarto periodo do Curso Superior de Estetica e Cosmetologia.

    Postado em 01/06/2010
  10. Fábio Borges

    Camila
    Ainda não há uma resolução do Coffito proibindo ou amparando o fisioterapeuta de usar a Carboxiterapia, o que há é um parecer (que não tem força de lei) que não dá aval ao fisioterapeuta para usar a tecnica, por isso, atualmente os Crefitos é que estão regulando o uso da Carboxiterapia.
    Abraços

    Postado em 04/06/2010
  11. Fábio Borges

    Aurea
    A Dermato-Funcional é muito ampla, vc pode falar de varias coisas e não conseguir ser abrangente, sugiro que aborde os recursos separadamente, como eletroterapia, cosmetologia, drenagem linfatica, e estetica facial e corporal.
    Abraços

    Postado em 04/06/2010
  12. Fábio Borges

    Adriana, Felipe e Giuliana
    Enviem email pedindo o que querem (fabioborges2000@gmail.com).
    Abraços
    FB

    Postado em 04/06/2010
  13. Paula

    Olá Tudo bem?
    Sou do Rio de Janeiro e não entendo porque a fisioterapeuta treinada e capacitada não pode aplicar o laser. Segundo o Decreto Muncipal do Rio de Janeiro, diz que a depilação a laser é um ato médico, somente aplicado por médico, mas se eu trabalhar em outro município do Rio?! posso aplicar? já que o Decreto é Muncipal!?!
    Abraços

    Postado em 08/06/2010
  14. Lilian

    Fabio, para fazer um TCC sobre eletrolipólise em lipodistrofia abdominal, eu necessito aplicar questionário para as pacientes? o que vc me indicaria?
    Obrigada.

    Postado em 28/06/2010
  15. Fábio Borges

    Paula
    Desconheço proibição de uso do laser para profissional não medico no Rio de Janeiro, esta proibição é para o municipio de Niteroi. Na verdade é uma aberração, mas não tem jeito, porque é uma lei do municipio e o Crefito não pode ir contra ela. O alguns de Niteroi estão fazendo é solicitar documentos de amparo ao Crefito e entrando na justiça para garantir seu direito ao trabalho.
    Abraços

    Postado em 30/06/2010
  16. Fábio Borges

    Dependendo da sua metodologia de avaliação de resultado, vc pode aplicar um questionario de satisfação às suas pacientes, isso agregará valores aos seus resultados.
    Abraços

    Postado em 30/06/2010
  17. Olá Fábio! Quero parabenizá-lo pelo belíssimo trabalho de esclarecer e incentivar a classe de Dermato-Funcionais a consolidar cada vez mais um espaço respeitoso.

    Grande abraço,
    Karla Bessa - Fisioterapeuta Dermato-Funcional
    Fortaleza - CE

    Postado em 17/09/2010
  18. Fábio Borges

    Valeu Karla, estamos fazendo o que podemos para que a Dermato-funcional esteja sempre mais forte, pena que ainda existem profissionais, da propria Dermato-funcional, que tentam dificultar nossas atividades, por pura vaidade. Mas não vamos nos deixar levar pelas dificuldades e a Dermato-Funcional vai crescer ainda mais, acredite!!!
    Abraços

    Postado em 26/09/2010
  19. Carolina

    Boa noite Fábio!
    Sou Fisio em Poa.
    Gostaria de receber artigos sobre laser AsGa, fiz um curso e aprendi a usar em PO de abdomen, só fiquei em dúvida quanto a cor da pele da pct. Muda os Joules ou não?
    Obrigada
    Carolina

    Postado em 09/10/2010
  20. Paloma Carvalho

    Olá Fabio! Parabéns pelo seu trabalho. Iniciei a Pós em Dermato Funcional e vou fazer um curso dobre aplicação de laser. Quero investir na área porém estou com medo não poder aplicar o laser. Tenho dúvida se a presença de um médico é obrigatória e se posso atender em clinicas de estética.

    Postado em 30/10/2010
  21. laryssa Cavalcante

    oi fabio, sou fisioterapeuta e estou fazendo pos graduação pela gama filho em dermatofuncional, e estou querendo fazer meu tcc sobre o efeito da carboxiterapia no tratamento de estrias, entao gostaria de saber se vc tem algum questionario que possa aplicar com as pacientes

    Postado em 23/11/2010
  22. Oi Fábio, estáva lendo sobre o uso de laser(depilação), pelo que entendi de acordo com as resoluções do nosso conselho, podemos então usar essa técnica em nossos consultórios?
    Obigada pela atençao!!!

    Postado em 24/11/2010
  23. graduação de estétic

    sou aluna do curso de graduação de estética, e estou muito feliz pela minha profissão , quem em breve será reconhecida , assim ira acabar com tantos cursos querendo dar de esperto e dizerem que fazem estetica ,amigos assim que formar graduados em estéticas ira acabar com esta briga , de aparelho e tecnicas aplicadas , SERA TUDO do profissional de esteticia . EU acho melhor voces arrumar tecnicas novas do que ficar copiando e brigando pela profissao dos outro ..

    E so questão de tempo ..

    e como voces busca muito profissão do vizinho , a profissão de voce ira ficar prejudicadas .. sem profissional qualificados aréa de fisio e dermato …

    Postado em 24/11/2010
  24. Jaque

    “Graduação de estetica”
    Eu não pude deixar de dar atenção ao seu comentário, pois não acho que estamos “roubando” a profissão de ninguem, pelo contrario, muitas pesquisas são feitas por fisioterapeutas, que trazem coisas novas. O que devemos fazer e dividir os conhecimentos, experiências… Se eu estiver errada, por favor podem dizer. Todos nós somos profissionais qualificados. Se vc é da graduação e já pensa dessa forma, cuidado para não ficar no mesmo lugar pra sempre, pois temos sempre que aceitar conhecimentos, opiniões que nos façam crescer. ninguem é bom em tudo. Vc disse que acha melhor nós arrumarmos tecnicas novas do que ficar copiando e brigando pela profissão dos outros….Isso vc aprendeu na sua graduação? É melhor vc ver direitinho o que estão te ensinando.

    Postado em 25/11/2010
  25. graduação de estétic

    como sou formada em dermato funcional desde de 2006, e agora resolvi fazer estetica , nao vejo que esta parte da profissao entra para gente estuda articulacao ,por isto acredito em mim , na minha profissao e sei que nos esteticista esperamos que outros busque conhecimento , eu estou em busca do conhecimento da luz pulsada , como graduada em estetica , porque acho linda esta profissao , e sei que podemos ser muito melhores , basta estudar e termos mais conhecimento , agora acreditar que devemos esperar que outros busque conhecimento na nossa area , me desculpa amigo … nao concordo com voce , perante sociedade brasileira do laser , nao tem esteticista porque nao buscamos conhecimento e estudo cientificio .. entao meu cara amigo , nao estou aqui para dizer que estamos sendo roubados de profissao e sim para dizer que somos bons no que fazemos .. agora se voce nao acredita na sua profissao .. fazer o que ….

    Eu em breve irei terminar meu trabalho cientifico de conhecimentos em luz pulsada , e estou aguardando aprovacao SBL, quem sabe nao vou ser a primeira esteticista a esta perante a estudiosos ..

    basta acreditar em voce , e mostra que voce bom , e eticamente profissional …

    desculpa .. meu mac nao tem versao em portugues

    Postado em 25/11/2010
  26. Jaque

    rsrs foi engraçado seu comentário..ninguem disse que não acredito na minha profissão..o q eu quis dizer é q tanto esteticista qto fisio são bem qualificados para fazer pesquisas e excelentes trabalho na area de estetica…
    Fisio não cuida só da articulação ( foi isso q entendi?), é só pesquisar que vc vai ver q tem inumeras ” coisas” q podemos fazer q nem imagina, inclusive muitas na area de estetica e maravilhosas q vc com certeza deve desconhecer não duvido q vcs são boas no q fazem, alias cada um tem seu diferencial…Parabéns pra vc por amar sua profissão, vc esta no caminho certo, é assim que começa. Mas é o fisio que esta brigando por quem faz o que? Continuar com discussão sem fundamento não é produtivo rsrs, é por isso q tem pessoas q não saem do lugar. sucesso no seu trabalho, espero que vc consiga o que quer, e espero tb q nós consigamos sempre cada vez mais, muito mais!
    OBS: tem coisa q vc disse sem sentido
    vc quer coversar, mande e-mail, vou ter o maior prazer em trocar informação com vc, pois estou abertas a opiniões, conheçimentos, criticas….
    qualquer coisa jaquelinestella@yahoo.com.br
    Acho q é vc q n acredita na sua profissão

    Postado em 25/11/2010
  27. I think that to get the business loans from creditors you must present a great motivation. Nevertheless, once I’ve got a term loan, just because I wanted to buy a car.

    Postado em 19/01/2011
  28. Veridiana

    OI Fábio, Bom dia!

    Há muitas contradições qto a liberação de fisio usar ou não o laser na depilação definitiva. No meu entender creio que podemos realizar. Gostaria de saber se aqui no estado de São Paulo, na região de Campinas até Limeira, se podemos nós fisioterapeutas utilizá-lo?
    Qual é o orgão competente para me assegurar q posso fazer uso desse procedimento sem que tenha problemas
    legais?
    Abraços, e parabéns pelo seu trabalho.
    Veri
    (se preferir meu e-mail: veridianabaptistella@hotmail.com

    Postado em 01/02/2011
  29. Jéssica

    Oi gostaria de saber o que é um agente termoterápico/crioterápico/hidroterápico/aeroterápico/fototerápico/eletroterápico ou sonidoterápico.

    Postado em 27/02/2011
  30. Cintia

    Boa tarde !
    Estou buscando informações da necessidade ou não de se ter um responsável técnico para manipular equipamentos para depilação definitiva por luz pulsada.
    Trabalho em uma empresa de grande porte e temos muitos problemas com a Vigilância Sanitária que exige a presença de um médico para manipular e/ou responder pelo centro de depilação.
    Lendo seu artigo e buscando informações com o departamento jurídico da empresa, chegamos a conclusão de não existir uma lei que determine esta obrigatoriedade.
    Gostaria muito de trocar informações com você e quem sabe obter outras informações.
    Se puder me escrever: cin_fernandes@hotmail.com
    Abraços,

    Postado em 03/03/2011
  31. Natália

    Olá, parabéns pelo site. Fiquei muito feliz de encontrá-lo. Estou fazendo TCC sobre Radiofrequência, você pode me indicar alguns trabalhos e/ou artigos sobre o assunto? Obrigada.

    Postado em 16/03/2011
  32. Ana Carolina Leão

    Prof. Fábio, saudações!
    Hoje passei por uma desagradável situação aqui em Sete Lagoas, creio devido à falta de informação entre as fiscais da Vigilância Sanitária. Semana passada, ao buscar meu alvará sanitário que havia sido liberado, pude perceber que na atividade constava “Estética Facial e Corporal”. Questionei, pedindo que, se possível, fosse mudado este termo para “Fisioterapia Dermato-funcional”. Hoje, as fiscais voltaram em meu consultório, sendo irônicas e debochadas, dizendo que “minha atividade para ela não existia”, que o “que ela via era estética e pronto”, e que, “mesmo que eu fosse médica, se tivesse fazendo a unha de alguém, para ela seria uma manicure”, que “elas eram autoridades e não aceitavam questionamentos”…fiquei indignada com tal situação, expliquei sobre nossa profissão, sobre as regulamentações, que haviam mais competências e habilidades na atuação fisioterapêutica, que eu só queria tirar uma dúvida, não questionar a autoridade delas. Por fim, uma delas disse “aqui nem consultório é, por acaso você consulta alguém(…) porque pra mim você faz estética…”. Eu respondi que lamentava pela desinformação das mesmas, e que, futuramente, estas questões serviriam para liberação de alvarás de outros colegas também. Foi quando ela se levantou e, saindo, disse que todas as outras fisioterapeutas dermato-funcionais, no alvará constava atividades relacionados à beleza, e que “só eu dei piti”. A outra fiscal pediu que eu “tentasse acrescentar essa atividade lá na Prefeitura pra ver o que é que dava”. Enfim, é revoltante …
    Abraços!

    Postado em 17/08/2011
  33. I didn’t know where to find this info then koaobm it was here.

    Postado em 20/08/2011
  34. c8b20X tonknljiqhat

    Postado em 22/08/2011
  35. Sayury

    Fábio, sou de João Pessoa e Faço o 6° período em Estética e Cosmética pela Faculdade de tecnologia da Paraíba - FATECPB e queria saber se existe alguma lei que proíbe os Fisioterapeutas que não tem pós graduação em Dermato Funcional, exercerem a profissão na parte de estética. Gostaria que me esclarecesse essa duvida. Obrigada!

    Postado em 16/09/2011
  36. Juliana

    Olá Fábio! sou concluinte do curso de fisioterapia e tô fazendo meu TCC com o tema o efeito da microgalvanopuntura no tratamento das estrias.
    Gostaria de saber se vc tem algum artigo que possa compartilhar comigo.
    Obrigado

    Postado em 03/10/2011
  37. Jorge Oliveira

    Fábio, bom dia!

    O Fisioterapêuta tem liberação para usar equipamentos de Carbox, como o Ares da Ibramed, por exemplo?

    Postado em 10/10/2011
  38. Luanna

    Olá!
    Estou concluindo meu curso de fisioterapia e pretendo escrever meu TCC a respeito de peeling superficial no tratamento de estrias.
    Gostaria de saber, onde posso encontrar artigos ou até mesmo livros que falem sobre peelings?
    Você tem alguma publicação que aborde esse assunto?
    Obrigada!

    Postado em 19/10/2011
  39. Glayse Montarroyos

    Olá Fábio!
    Gostaria de saber se o Sr. já realizou algum tratamento para a Hiperidrose com a utilização da corrente galvânica e qual foi o resultado?
    Obrigada!

    Postado em 23/10/2011
  40. marlene soares

    boa noite Fabio gostaria de saber se um fisioterapeuta e liberado para aplicar carboxterapia e tratamentos com agulhas?

    Postado em 25/10/2011
  41. fábio o problema é que os fisioterapeutas esquecem que os estecistas não são regulamentados mas são reconhecidos pelo conselho nacional de educação área da saúde, anvisa aparelho eletroestéticos. ministério do trabalho e emprego que é um orgão federal também prescrição e indicação de cosméticos em 2011, tem seu sindicato que é um orgão federal autorizado pelo governo federal, e são regulamentdos em química cosmética estética pelo conselho de química, é a dermato funcional tabém não é regulamentada e ainda que fosse não é estética pois o que o conselho de fisioterapia tem regulamentado por lei feral sancionado por presidente é reabilitação de movimentos, então dermato para reabilitação de movimentos, de patologias, cosméticos para reabilitação de movimentos e não estético, o conselho de fisioterapia não pede resolver tudo por resolução normativa por que não consta no texto de regulamentação da profissão na hora da sanção presidencial, as resoluções do crefito só regulanta vocês e não as outras profissões, e quando eles dizem que é privativa de vocês dá falsa impressão que é de vocês só que privativa não é exclusivo então não são só dos fisioterapeutas ex drenagem, acupuntura, massagens, e com relação a epilação qual quer profissional da área da saúde que fez fisiologia sabe que epilaçao não é tratamento patológico pois o pêlo faz parte da proteção do organismos e quem faz a mesma faz por estética e não por tratamento patológico, assim não cabendo o argumento de eletroterapia em depilaçao, e o profissional é o esteticista a mais de 50 anos, com todo respeitom att cleylson souto, esteticista superior da área da saúde, pedagogo e especialista em gestão educacinal.

    Postado em 27/10/2011
  42. O profissional fisioterapeuta não pode fazer carboxiterapia ! pois não é prescritor de farmacos e nem de química e quem é habilitado a administração de farmacos ou químicos é o profissional enfermeniro por prescrição médica cabendo representação contra profissionais que não sejam os mesmos por falsidade ideológica e exercer ilegal uma profissão que não é a sua.

    Postado em 27/10/2011
  43. Nem fisioterapeutas e nem dermatofuncionais podem exercer estética pois ambos os cursos são reconhecidos pelo mec área da saúde e as nomenclaturas respondem por si só. Dermato funcional= dermatofuncionalista, fisioterapia= fisioterapeuta, estética= esteticista, cosmética = cosmetologista, , cada um na sua área de atuação.

    Postado em 27/10/2011
  44. ADRIANA VALÉRIA

    Olá Pofessor Fábio! sou concluinte do curso de estética na FATECPB e estou fazendo meu TCC com o tema: o efeito da vacuoterapia no tratamento das estrias.
    Gostaria de saber se vc tem algum artigo que possa compartilhar comigo.Tenho o seu livro,e ele é o meu guia diário,foi caro mais muito valioso na minha vida.
    Obrigado!

    Postado em 07/11/2011
  45. lenardo jose dos san

    Olá fabio , minha paciente possui HIV positivo, e não possui perda de sensibilidade, vc conhece algum problema que possa ocorrer queimaduras utilizando o infra vermelha , sendo que foi realizado procedimento correto de distancia e no maximo do paciente…minha perg- sera que o suor ou perda de mielina por motivo da doença pode ter causado as pequenas queimaduras ??? obrigado

    Postado em 09/11/2011
  46. Érica

    Olá Fábio, farei meu TCC da pos graduação de fisioterapia dermato funcional sobre luz intensa pulsada.
    Sera que o senhor pode me fornecer algum material.
    Grata

    Postado em 23/11/2011
  47. Ana Lucia D Alvia

    Olá Dr. sou pós graduanda em fisio dermato funcional e gostaria de saber se existe evidencias cientificas no que diz respeito ao LED na estetica.

    Agradeço

    Ana D Alvia

    Postado em 24/11/2011
  48. Ana Cláudia Barcelos

    Olá Fábio! Sou do curso de fisioterapia e vou fazer o TCC com o tema o efeito da microgalvanopuntura no tratamento das estrias.
    Quero saber se você tem algum artigo para me mandar. Ficarei totalmente grata.
    Obrigado

    Postado em 26/11/2011
  49. Mariana.

    Boa tarde,
    sou fisioterapeuta e fiz cursos intensivos na área de estética, inclusive um de peeling.

    Gostaria de saber se não há problemas em aplicar as tecnicas de peeling, como o peeling retinoico?!

    agradeço.

    Postado em 28/11/2011
  50. zelia araujo

    bom dia ,

    tenho como vc minha referencio a minha grande duvida se aplica a radio para flacidez a cada 21 dias ou a cada 15 dias ou 2 x por semana, pois trabalho com fisio e esta gerando uma polemica . No carbox lí seu artigo na parte de celulite tenho duvida na aplicação para flacidez,quantas vezes por semana.

    Postado em 03/12/2011
  51. Gislene A Capistrano

    Na minha opinião deve sim haver restrição de quem opera os procedimentos. Acredito que devido a falta de especialização é que acontecem tantos erros. Gentileza esclarecer duvidas a respeito do procedimento de tratamento com Intensa Pulsada?
    * Este tratamento auxilia no processo de clareamento da pele ou corre risco de ficar manchado?
    * É obrigatorio o uso de um gel?
    * Qual risco o cliente corre ao passar pela seção?
    Vi em um site esta descrito que não há risco de queimadura é verdade? Até que ponto é toleravel que cause dano ao paciente?

    Aguardo resposta e faço questionamento. Grata.

    Postado em 05/12/2011
  52. seliane

    Boa noite Fabio,
    Parabéns pelo trabalho e por vc ser um fisioterapeuta de sucesso, mesmo tantos deflagrando a nossa profissão acredito que somos capazes de conquistar ainda mais nosso espaço em todas as areas principalmente na que amo de paixão a dermato-funcional, foi um grande prazer encontrar seu blog, um grande abraço.

    Postado em 11/12/2011
  53. Elyda Lucena

    fabio, gostaria de saber a respeito das aplicações de enzimas, se fisio pode ou não realizar essa aplicação. e em realação a carboxiterapia, com quanto tempo se deve trocar o equipo? pois a vigilancia não tinha nenhum respaldo a respeito do equipo do carbox

    Postado em 11/01/2012
  54. JOCELAINE

    Prof. fábio, eu gostaria muito de fazer meu tcc na área de dermato funcional, gostaria que você me desse uma luz sobre o tema, depois que entrei no seu blog me interessei por carboxiterapia, se o senhor tiver algum materia poderia me mandar se não for muito incomodo. e tem como o senhor me indicar alguns outros temas? obrigada e boa noite!

    Postado em 14/01/2012
  55. PATRICIA

    olá, sou fisioterapeuta, nao trabalho c estética, mas recentemente fui questionada sobre o powershape, pois há uma pessoa q nao tem formaçao academica, porém trabalha c estética e comprou esse aparelho e esta atendendo. Entao me perguntaram, basta comprar esse aparelho, q é carissimo por sinal, fazer um curso de como utiliza-lo e montar sua sala de estética (rs). É o q acontece aqui. Procede isso?
    Obrigada

    Postado em 18/01/2012
  56. NATÁLIA DOS SANTOS

    Olá! Não sou fisioterapeuta, mas sou Esteticista e Cosmetóloga e tenho dúvidas quanto a eletrolipólise, pois há boatos de que esteticista não pode utilizar esta técnica por ser considerada invasiva… Porém, na faculdade estudamos na prática e teoria eletroterapia incluindo a eletrolipólise, e conheço muitas esteticistas que trabalham com esta técnica ha anos e não tiveram problemas… Se puder me ajudar fico agradecida!!!

    Postado em 15/02/2012
  57. mfqmdsh

    Postado em 18/02/2012
  58. ldlirvhb

    Postado em 28/02/2012
  59. Boa noite Fabio, venho respeitosamente comentar seu espaço e dizer que sou esteticista ha 10 anos e por conta do mercado estudo desde entao, tenho seus livros e os indico por excelencia de qualidade a todos os meus alunos, inclusive aos fisioterapeutas que já tive o prazer de ensinar. Acredito que o que nos torna especiais em nossa área (saúde) é a seriedade, o respeito e o prazer que encontramos em cada coisa que realizamos, e podemos dizer que é assim em qqer área. Li os comentarios feitos em sua pagina e me senti na obrigaçao de pedir desculpas em nome de minha profissão a voce por todo o respeito que tenho por seu profissionalismo e sua pessoa e a todos os seus seguidores e seus alunos e, enfim, é isso. Continuarei lendo seus artigos, consultandos os meus livros escritos por voce e aprendenco com voce. Obrigada
    att
    regina torres

    Postado em 02/03/2012
  60. Jessica Souza

    Bom dia,por favor tirem minha duvida:Esteticista ou massoterapeuta podem utilizar essa tecnica(eletrolipolise)?

    Postado em 19/03/2012
  61. É incrivel ver que alguns comentários aqui nessa página sejam tão medíocres e imaturos profissionalmente e éticamente. sou esteticista há 18 anos, formada em Fisioterapia há 7anos e pós graduada em Dermato funcional há 3 anos, não vejo razão nem justificativa para esse estica e puxa em relção as duas profissões, cada um sabe a formação que recebeu e no que esta habilitado e capacitado. portanto vamos deixar as desavensas de lado e mostrar mais maturidade e dignidade no que recebemos como missão para exercer enquanto profissionais, uma coisa que tenho observado e que nunca acontecerá nas profissões interdisciplinares é a força e a união que a classe médica tem, pois são tão fortes e éticaos em relação aos colegas de profissão que se protegem e não brigam entre si,por isso brigam pelo ato médico, por observarem que as outras profissões que estão capacitadas a atuar em suas respectivas areas tem problema de se relacionarem, se não nos preocuparmos com o que é realmente relevante para nossas profissões teremos que nos submeter as ordens médicas que com certeza pouco entendem das nossas respectivas areas.
    O Fábio é um profissional incrível e muito tem contribuído com a area de Dermato, por tanto aos esteticistas de plantão incomodados com a area da Dermato façam como um bom pesquisador científico, busquem muito, aproveitem todos os trabalhos científicos validados e tirem o melhor proveito de seus estudos, focados apenas em uma coisa, em oferecer aos seus clientes fidelizados um trabalho honesto, de qualidade com resultados satisfatorio, com certeza focando nisso sua carreira profissional será um sucesso independente da sua FORMAÇÃO.

    Postado em 20/03/2012
  62. Preta

    Olá, Prof Fábio,
    Admiro muito seu trabalho e tenho seu livro como livro de cabeceira.
    Minha dúvida e a mesma de outras colegas de profissão. A Esteticista pode aplicar eletrolipólise?

    Postado em 21/03/2012
  63. Aline

    Olá prof Fábio, gostaria de saber se a fisioterapeuta grávida pode aplicar em seus pacientes recursos como radiofrequência, led, ultrassom de cavitação e ultrassom associado ao uso de correntes como no caso do Heccus, manthus. Mande-me por favor a resposta, pois preciso saber com urgência. Muito obrigada desde já.

    Postado em 24/03/2012
  64. CLAUDIA TETILA

    OLÁ PROF. JÁ FIZ SEU CURSO DE ELETROLIPÓLISE VIA ON-LINE E GOSTEI MUITO. GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM DISPONÍVEL CURSO DE RADIOFREQUÊNCIA E DE CARBOXI. AGUARDO RESPOSTA.
    CLAUDIA TETILA

    Postado em 18/04/2012
  65. Fernanda

    Olá Fábio
    gostaria de saber, se a esteticista pode aplicar a depilasçao a laser?
    Obrigada

    Postado em 08/05/2012
  66. Camila Katsuragi

    Prof Fábio, tenho a necessidade de saber se a profissional grávida pode manusear os aparelho de US, radiofrequencia e ultracavitação. No aguardo.
    Camila

    Postado em 29/05/2012
  67. Ola queridos!

    Gostaria de parabenizar a voce Fabio por informacoes tao preciosas, bem como a todos os colegas de profissao!
    Acredito que ha que se lutar pelos direitos de credito e conhecimento de causa…
    Sou profissional graduada da area de cosmetologia e estetica, atualmente cursando pos em nutricao. Sinto muitissimo por comentarios anteriores de outros colegas, os quais minimizavam a area dermato funcional de alguma forma.
    Ha espaco para todos! O importante e lutar pelo conhecimento adquirido e a habilidade de o fazer!

    Beijos =)

    Postado em 18/06/2012
  68. sara

    Ola, gostaria de perguntar a vc fabio, qual a situação no uso do laser de co2 pra fisioterapeutas, isso é proibido, ou nao, se necessita de uma supervisao medica, ou nao, e o mesmo pra laser de retirada de tatoo e luz pulsada. grata

    Postado em 29/06/2012
  69. Claire

    Prof Fábio,

    estou no 7o semestre de Fisioterapia, e pretendo fazer meu TCC na área de dermato-funcional sobre carboxiterapia, uma revisão bibliográfica, porém estou pesquisando artigos e não existem muitos…
    Você me indicaria algum livro ou algum outro material?

    Obrigada

    Postado em 28/07/2012
  70. Debt help is one such aid that helps you get rid of the debit woes without any hassles. It is an official and the most reliable assistance to join hands with.

    Postado em 15/09/2012
  71. Olá Dr FÁBIO MINHA DÚVIDA É SE O FISIOTERAPEUTA FORMADO DEVERÁ TER ALGUMA ESPECIALIZAÇÃO PARA APLICAR O LASER?
    O SE É SOMENTE O MÉDIO?
    GRATA PELA ATENÇÃO .
    CLEOMAR

    Postado em 17/09/2012
  72. fast payday loans are amazingly swift and hassle free loan endowment plans.

    Postado em 26/09/2012
  73. daltimamente he visto anuncios en golgoe de “Tu fisioterapeuta a domicilio 14,99 la sesif3n de masaje que tanto necesitas”Pienso que es un grave problema. El nivel de paro de los fisioterapeutas, provocado en gran parte por la gran oferta de escuelas y plazas de fisioterapia, y la promesa de que en 3 af1os se podreda alcanzar una formacif3n con grandes ingresos produce esto. Ya no existe tal promesa. Se vende la fisioterapia como algo recreativo, casi por placer y vinculado al masaje. Tienes tambie9n la fisioeste9tica (a la que se dedican muchos fisios, no solo esteticistas) y muchas salidas en las que se considera la fisioterapia un lujo y tratamiento “de placer”. No es ased. Sereda imporatante que cuando el abuelo sufre un ictus pueda pagarse unas sesiones de fisioterapia en casa, 20 sesiones a 20 euros la sesif3n no es caro si el abuelo consigue caminar con cierta soltura, o en nif1o consigue espectorar (fisio respiratoria) y tener una infeccif3n menos. La sanidad pfablica no puede pagar todo eso, pero sed hace falta. Sin embargo ese concepto del fisio como un SPA con patas al que ir y decirle: un masaje, un gin tonic y dos cocacolas: SOBRA. Es irrespetuoso para la profesif3n y es gran parte del problema. No todos los dolorcillos tienen por que9 ser tratados por un fisio. Muchas veces ademe1s lo ideal sereda hacer algunos ejercicios que el fisio puede ensef1ar para prevenirlos. Pero no, si pides un masaje, tendre1s un masaje, y eso tiene una eficacia limitada para tratar un dolor. A largo plazo desde luego no es tan eficaz como el tramiento impagable de hacer ejercicio por ted mismo, con el consejo de un fisio. Eso sed, ensef1ar ejercicios en dos sesiones no es igual de rentable que hacer un masaje semanal, por mucho que se cobre una miseria por e9l. Es me1s rentable venderle a alguien que necesita ir perif3dicamente a por su masaje para estar sano.

    Postado em 07/10/2012
  74. QWYyRE crulthayhtbu

    Postado em 07/10/2012
  75. Grazielen Dal Rovere

    Olá gostaria de saber se o aparelho Coolsculpiting é só de uso médico. Por ser um aparelho de crioterapia e sucção o fisioterapeuta vai poder fazer?

    Postado em 25/10/2012
  76. Rose estrela

    Olá prof Fabio, gostaria de saber se o profissional gestante pode manusear os aparelhos de Ultra som, Lazer, tens e infravermelho? aguardo sua resposta obg.

    Postado em 14/01/2013
  77. Lucimara

    Olá Fábio,
    gostaria de saber se a esteticista pode ou não usar a Luz Pulsada.
    Obrigada.

    Postado em 15/01/2013
  78. Prezado Fábio,
    Poderia informar se existe comprovação científica para cavitação ?
    Agradeço sua atenção e fico no aguardo do seu retorno.
    Cintia Fernandes

    Postado em 17/01/2013
  79. Monique

    Olá Prof Fábio,
    Gostaria de saber se a profissional gravida pode manusear o aparelho de laser para depilação.
    Grata

    Postado em 21/01/2013
  80. NÁDIA PERCILIO

    BOM DIA PROF FÁBIO,
    COMO A COLEGA CITOU A CIMA, EU TAMBÉM GOSTARIA DE SABER SE A PROFISSIONAL QUE TRABALHA COM LASER, PODE CONTINUAR SUAS ATIVIDADES ESTANDO GENTANTE?

    AGUARDO SUA RESPOSTA!!!

    Postado em 01/02/2013
  81. Juliana Miguel

    Olá Fábio. Sou fisio e aplico laser de depilação definitiva na minha clínica (light sheer duet). Estou grávida, será que posso continuar aplicando??
    Obrigada

    Postado em 05/02/2013
  82. daisy simas

    olá professor , gostaria de saber se há restrição pela ANVISA de esteticistas aplicarem luz pulsada para depilação . grata

    Postado em 23/02/2013
  83. Diolindo

    Boa Noite Prof. Fábio,sou estudante de fisioterapia e estou fazendo o estágio, mas estou preocupada, pois estou grávida. Gostaria de saber se tem algum problema aplicar nos pacientes recursos como: radiofrequência, ultrassom, correntes . Pois estou grávida. Existe algum aparelho que não posso manipular?Quais? Estou esperando sua resposta. Muito obrigada.

    Postado em 26/02/2013
  84. aparecida maria

    Boa tarede Prof. Fábio, sou estudante de estética e cosmetologia da FACIPE , vou fazer um seminário sobre luz pulsada , se puder me informar sobre artigos seguros , livros publicados sobre este assunto vou ficar muito agradecida , aguardarei resposta .

    Postado em 27/02/2013
  85. Aline

    Olá! Gostaria de saber se o fisioterapeuta pode realizar aplicações de enzimas

    Postado em 28/02/2013
  86. Luciana M Nishimura

    Sou técnico esteticista e gostaria de saber sobre a eletrolipolise.Obrigada!

    Postado em 01/03/2013
  87. David

    Terapeuta ocupacional pode fazer depeilação a laser

    Postado em 16/04/2013
  88. Fhernnanda Goes

    Olá! Ministro cursos para fisios e esteticistas…e venho sendo questionada quanto à algumas praticas que podem ou não ser praticadas por técnicos de estética…como a eletrolipolise por agulhas e a carboxiterapia,por exemplo, segundo algumas técnicas de estética não há lei que as proíbe de aplicar essas técnicas. Gostaria de saber sua opinião sobre isso, pois não acho nada de regulamentação sobre este assunto e preciso dar uma resposta a minhas alunas. O fisioterapeuta poderia ministrar cursos livres dessas técnicas para tecnólogas em estética? No aguardo.Obrigada

    Postado em 09/01/2014
  89. Camila Simoes

    Boa tarde!Estou terminando a p’os graduacao em dermato-funcional e nao sei o que fazer de TCC,gostaria de fazer algo de revisao bibliogr’afica,pois tenho pouco tempo para a data de entrega,aguardo retorno com uma dica de o que fazer?

    Postado em 21/01/2014
  90. O profissional fisioterapeuta é habilitado para tratar das disfunções da pele, no pré e pós-cirúrgico de grandes e pequenas cirurgias plásticas e reparadoras, dentre as quais as lipoaspirações e queimaduras. No contexto da dermato-funcional o profissional fisioterapeuta atua em patologias como flacidez, obesidade, fibroedema gelóide (celulite), estrias, linfedema, cicatrizes hipertróficas e quelóides, lipodistrofia localizada e ainda no pré e pós-operatório de cirurgia plástica e reparadora, como no caso das queimaduras.

    Postado em 28/01/2014
  91. tmplhlcn payday loan

    Postado em 09/02/2014
  92. emswtl payday loans

    Postado em 10/02/2014
  93. milene

    oi Fabio gostaria de saber estou gravida, posso continuar aplicando luz pulsada intensa nas minhas pacientes….
    Obrigada

    Postado em 27/03/2014

Deixe seu Comentário!

Preencha os campos abaixo. Campos obrigatórios marcados com *
*
*