Carboxiterapia: Técnica segura sim!

22

Queridos leitores

Faço menção ao recente episódio sobre a morte de uma paciente numa clinica de estética do Rio de Janeiro, onde a causa foi atribuída ao tratamento de Carboxiterapia pela imprensa e por alguns profissionais (médicos e fisioterapeutas) ligados a entidades de classe. A fisioterapeuta que atendeu a paciente com o equipamento de carboxiterapia viveu momentos de angústia e grande temor, por isso, recebeu nosso apoio, e principalmente da Câmara Tecnica de Dermato-Funcional do Crefito-2, mas infelizmente alguns profissionais fisioterapeutas insistiram em criticar a colega e também a tecnica de carboxiterapia, mesmo sem conhecimento de causa acerca do episódio e do procedimento terapêutico realizado. Fato lamentável e por que não dizer, deplorável!

Mas, é com prazer que escrevo estas linhas relacionadas a este episódio, pois o primeiro laudo do IML sobre a morte da paciente foi divulgado e causa da morte está relacionada a cardiopatia pregressa diagnosticada anteriormente por médicos e que já suscitava tratamento com intensa carga de medicamentos descobertos após sua morte, ou seja, NÃO FOI A CARBOXITERAPIA QUEM PROVOCOU A MORTE DESTA PACIENTE. Com isso, a fisioterapeuta envolvida no caso volta a viver momentos de tranquilidade consciente de que não teve culpa no episódio.

Falo agora, diretamente aos críticos do procedimento terapêutico realizado pela fisioterapeuta e também da técnica de carboxiterapia que revejam sua maneira pensar e moderem os comentários acerca do episódio, pois não há como atribuir a morte da paciente ao procedimento em si, portanto, continuo a insistir que ao fisioterapeuta só é proibido realizar cirurgia e prescrever medicamento, e tendo em vista que a carboxiterapia não constitui ato cirurgico e nem o gás carbônico é uma substância medicamentosa, o fisioterapeuta está apto, desde que conheça a técnica, a realizar o procedimento CARBOXITERAPIA, pois constitui-se de uma técnica segura e eficaz!

Abraços

22 Comentários

  1. Não conheço esta técnica, mas por ter lhe acompanhado por oito anos tenho confiança de que tu és muito seguro do que fala sobre dermato e fisioterapia em geral. Como fisio de um hospital geral como o HFM e tendo trabalhado com adultos em UTI sei que a morte geralmente acontece por erro médico (iatrogenia) ou descuido com o próprio estado de saúde ou por um politrauma. Nunca vi um paciente chegar numa UTI por causa de um recurso técnico desse tipo.

    Reply
  2. Maria Ene Vital

    Muito bom saber que pessoa de catáter e competência está preocupado com a reputação de uma colega de trabalho. Porém, os amigos que se prontificarem a realisar determinados procedimenti, deverão ter o conhecimento e a prática do que está fazendo, pra isto estão aí os cursos de especializações. Um grande abraço, meu amigo Fábio

    Reply
  3. O problema é que a Tv não sabe se expressar da forma correta como foi da outra vez no fantástico que passou sobre os Preenchimentos, meteram malha na técnica dizendo que dava necrose e aí todos ficaram assustados. Realmente surge necrose se for utilizado o gás errado por um profissional não capacitado.
    No caso do episódio da Carboxiterapia o que ocorreu foi que a paciente procurou a clínica para realizar tal tratamento e teve um mal súbito e veio ao óbito. O que se sabe é que ela estava na sua oitava sessão e que no dia que ocorreu o fato, não tinha sido aplicado o Co2 na paciente, ela se sentiu mal na clínica e teve um mal súbito antes do início da sessão na sala de procedimento. Relato do marido em depoimento na delegacia. Aí a reportagem, ela acaba sendo um pouco confusa, pois quem assistiu, acha que ela morreu fazendo Carboxiterapia, que não foi verdade. As informações constam nos altos na delegacia em Vendas das Pedras, responsável pelo caso. O delegado indiciou os 3 profissionais do local, sendo 2 médicos e 1 fisioterapeuta por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, isso só ocorreu, pelo fato de que o estabelecimento não tinha alvará para funcionamento, mas as taxas estavam todas pagas e o imóvel tinha sim sido revisado.
    Sabemos que o CO2 ele não mata, desde que seja utilizado por profissional adequado em pacientes que não tenham as contra-indicações estabelecidas e na quantidade adequada máxima que é de 2 litros por sessão ao dia. Estudos científicos já comprovaram tal informação e a técnica é reconhecida praticamente no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
    Acho que teve um pouco de maldade dos repórteres sobre tal reportagem ou também má administração do fato e acabaram passando uma informação não verdadeira. Até porque é isso que dá ibope. Não é ?
    No momento, temos que ter cautela e esperar o laudo do IML para poder questionar algo sobre. Mas insisto em dizer que ela não morreu de carboxiterapia.

    Reply
  4. Ola, por favor gostaria de tirar uma duvida sou fisioterapeuta e tenho um consultorio sozinha,e por trabalhar com dermato gostaria de saber se posso manusear o carbox, quero compra-lo mas estou com duvida se nos fisioterapeutas podemos trabalhar com ele sem ter um medico junto.Muito obrigada pela atençãoaguardo respostas

    Reply
  5. Estava assistindo uma aula e seu trabalho do uso de carboxiterapia com infusão de soro fisiológico durante a carboxi foi citado, pelo Dr, Marcos Kroger que é cirurgiao e medico especialista em estética médica, teceu comentários muito bons sobre seu trabalho e achei muito interessante, gostaria de saber qual protocolo você usou e queria que se possivel você pudesse me enviar por e-mail todo o seu trabalho, pois gostaria de realizar uma revisão bibliografica da carboxiterapia para fazer minha monografia, sei que foi publicado na revista Fisioterapia ser, no ano de 2008, já tentei entrar em contato, mais ainda não obtive retorno, procurei também referências suas no scielo mas também não consegui encontrar, mas atraves do site do Dr. Wagner eu dei a sorte de encontrar seu blog, espero que você possa me ajudar! Atenciosamente
    Michellyne
    dra_michellyne@hotmail.com

    Reply
  6. A Rodrigo Jahara,
    Sou Fisioterapeuta e estou interessada em trabalhar com a carbox mas ainda não encontrei nenhum artigo cientifico sobre a carbox. Voce poderia me ajudar enviando esses artigos?
    Obrigada

    Reply
  7. Gostaria de saber se existe algum livro de sua autoria que falasse sobre Carboxiterapia e se você dá curso, qual o local, o valor, horario, etc.

    Atenciosamente,

    Elza Mara
    Fisioterapeuta
    CREFITO 3 / 60.996-F

    Reply
  8. Sou Enfermeiro, e fico feliz de saber que existe profissionais como o prof. Fábio, que em busca da verdade tras a tona a realidade dos fatos, onde o ato médico com o senso comum queriam crucificar a colega. Mas que é da saúde sabe que a causa não foi a CARBOXITERAPIA, e que foi uma morte súbita (como a do jogador Serginho do são caetano) que o ato médico encubriu. Se a enfermagem tivesse pessoas como o senhor professor nossa categoria seria mais respeitada.

    Reply
  9. Sou Enfermeiro, e fico feliz de saber que existe profissionais como o prof. Fábio, que em busca da verdade tras a tona a realidade dos fatos, onde o ato médico com o senso comum queriam crucificar a colega. Mas que é da saúde sabe que a causa não foi a CARBOXITERAPIA, e que foi uma morte súbita (como a do jogador Serginho do são caetano) que o ato médico encubriu. Se a enfermagem tivesse pessoas como o senhor professor nossa categoria seria mais respeitada.

    Reply
  10. Olá, quero muito esclarecimentos, sabemos que a carbox não tem base de sua eficaz e com isso muitos conselhos como coren e crefito não autorizam o procedimento pelos profissionais, mas msm assim tenho visto muitas clinicas efetuando o tratamento, algumas são fisioterapeutas, outras são enfermeiros que efetuam, muito bem ai vai minha pergunta….segundo o coren técnicos em enfermagem fazem aplicação de medicamentos intradermica, por isso ql a diferença de efetuar o precedimento de carbox????? sendo que se é p proibir alguem que proiba todos até os de curso superior…..

    Reply
  11. Boa noite, sou esteticista e tbm técnica de enfermagem, gostaria de saber se posso está efetuando esse procedimento a carboxiterapia???

    Reply
  12. Bom dia! Desculpe minha ignorância porém gostaria de um esclarecimento caso seja possível. Quero fazer carbox no rosto há risco do gás pegar alguma veia fatal ou não? Obrigada.

    Reply
  13. Boa tarde.gostaria de tirar uma duvida
    Estou fazendo sessoes de carbox facial e sem nenhuma explicacao meu rosto do lado direito ficou totalmente inchado Isso ocorreu na quarta sessao nas outras foi tudo traquilo.pode ter sido uma reacao por causa do gas.obrigada e fico aguardando respostas.

    Reply
  14. Olá! Trabalho há algum tempo com estética, e vejo uma crescente em relação a carboxiterapia, contudo não vejo essa uma atuação que se aplica a Fisioterapia. Apesar do caso não ter sido causado por essa abordagem, sabemos que tem muitos profissionais não qualificados que executam tal instrumento, sendo um técnica segura para profissionais médicos.
    Como o nosso crefito não preve em seu estatuto a utilização dessas ferramentas, nem mesmo em nosso currículo aprendemos tal atividade, acredito sim que isso possa acontecer um dia com qquer um de nós!
    O que vc acha?
    Abs

    Reply
  15. Lenir T.A Sarmento

    A minha pergunta é se eu posso me aplicar as sessões.
    Essas sessões a serem aplicadas eu vou utilizar 1 ml de cada vez e por várias vezes pela barriga até completar 20 ml ao dia. Obrigado, espero anciosa sua resposta .

    Reply
  16. O número de sessões a serem realizadas depende muito da área a ser tratada. Existem também protocolos e tratamentos, onde são utilizadas outras técnicas associadas à carboxiterapia, proporcionando assim, a critério médico, diferentes frequências e o número de aplicações conforme o tipo de doença e indicações estéticas para cada paciente.

    Reply
  17. Boa tarde!
    Gostaria de saber mais sobre a carboxterapia.Já fiz
    o procedimento, achei estranho, pois fui informada no ato da compra do pacote, que o procedimento seria feito pela dermatologista da clínica.Só que nunca vi a dermatologista durante 3 meses de tratamento, o procedimento foi feito por uma auxiliar de enfermagem.Gostaria de saber se é autorizado, pois depois desta polêmica sobre o procedimento, fiquei com medo.Sei que o cofen não autoriza, a fisioterapeuta tem autorização.
    Agradeço

    Reply
  18. Olá professor!
    Estou cursando pós graduação em dermato funcional, e usamos muito seu livro para estudos.
    Quero fazer meu TCC sobre a carboxiterapia no tratamento da celulite. Gostaria de ter sua ajuda me enviando algum artigo a respeito.
    Agradeço

    Reply
  19. vou começar a fazer carboxiterapia na região inferior e me informaram da aplicação de 2000ml por sessão, pode ser feito sem problemas??

    Reply

Leave A Reply


*