Marketing Pessoal: O diferencial para o profissional da saúde

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Roberto Padilha Moia

Muito se fala em marketing pessoal. Para alguns, o marketing pessoal é “vestir o boneco” de acordo com o que as pessoas desejam comprar. Essa é uma afirmação errônea. Não que isso não aconteça no mercado, mas os profissionais que são comprometidos com seus clientes podem adotar estratégias de marketing pessoal para melhorar, inclusive, o atendimento. É só pegarmos algumas situações verídicas publicadas diariamente na mídia. As pessoas que tentam enganar seus clientes são facilmente descobertas e fazem o marketing pessoal às avessas, ou seja, constroem uma imagem negativa de si mesmas. Você deve estar se perguntando, mas e na área da saúde, como desenvolver uma imagem positiva, mesmo tendo que contrariar o desejo do cliente?

A resposta não parece tão simples assim, afinal, o profissional de saúde precisa tratar das patologias do cliente e, nem sempre, é a forma mais agradável para o paciente. Podemos verificar cotidianamente diversos casos de pacientes que reclamam que “sofreram” bastante um atendimento. O que temos que utilizar como diferenciais para que os clientes possam identificar, que apesar do tratamento difícil, você é o melhor profissional da área da saúde. E como podemos fazer isso? Através de quatro ações básicas: Postura Profissional, Ética, Imagem Pessoal e Pró atividade.

A questão da Postura Profissional remete a necessidade de ações mais prudentes do profissional de saúde. Não aceitar condições precárias de atendimento é uma das obrigações do profissional. Outra situação é não escolher o paciente que quer atender. Todo e qualquer paciente merece a nossa atenção e o nosso atendimento, independente de credo, cor e raça, mesmo que o cidadão não seja uma pessoa agradável a sociedade, ele merece a mesma atenção e respeito pelo profissional da saúde. Isso é Postura Profissional.

No caso da Ética, o principal ponto que precisamos levar em consideração é o respeito ao paciente, independente de quem esteja recebendo o atendimento. Recentemente, no interior do Rio Grande do Sul, veio à tona o caso dos médicos que atendiam os pacientes pelo SUS, mas mesmo assim cobravam uma taxa como se o tratamento fosse particular. Quem não pagava a taxa não tinha o atendimento realizado. O profissional de saúde precisa ter uma postura ética no desempenho de suas atribuições. Se o profissional decidiu trabalhar com pacientes do SUS, tem que fazer o melhor possível, o valor que em pago se é baixo ou não é outra história, o paciente não tem nada com isso. Foi o profissional que aceitou essa regra.

Com relação à Imagem Profissional, lembre-se teu passado te condena, ou não. Muitos profissionais agem como se nunca mais fossem encontrar aquelas pessoas ou reviver determinada situação. A construção da Imagem Profissional está diretamente ligada ao seu passado, ao que você foi, ao que você fez. As atitudes e decisões que você toma hoje influenciam diretamente a sua imagem no futuro.

Por fim, mas não menos importante todo Profissional precisa ser Pró ativo perante os problemas e necessidades do cliente. O que se observa no mercado é que muitos profissionais querem “empurrar com a barriga” os pacientes “problemáticos”. Faz parte do seu marketing pessoal o interesse pelo próximo, afinal, essa é uma das funções do profissional da saúde, cuidar de pessoas. E cuidar não significa escolher quem queremos atender.

Percebam que a construção de uma estratégia de Marketing Pessoal para o profissional da saúde passa por uma ampla reflexão sobre o “eu”. Cuidar de pessoas não é uma tarefa tão simples para profissionais de outras áreas, mas para o da saúde é essencial. Comece a observar os pequenos detalhes na relação com os pacientes e você verá grandes benefícios para a sua carreira profissional. Agora se você é daqueles que não acreditam nessas coisas, cuidado o seu concorrente pode acreditar.

Roberto Padilha Moia
Doutorando em Administração, Mestre em Administração, consultor de empresas na área de beleza e saúde. Especialista em Marketing, vendas e atendimento ao cliente e professor universitário do curso de marketing.

Roberto Padilha

Mestre em Administração Consultor de Empresas no segmento da beleza e saúde.…

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