Você é um vendedor?

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O vendedor deve saber apresentar o seu serviço de maneira a atrair a atenção do cliente e despertar seu desejo de efetuar a compra.

Sempre que faço essa pergunta para meus alunos, a maioria mexe levemente a cabeça em negativa. Isso é algo realmente preocupante.

Primeiro por que a maioria das pessoas tem uma imagem errada sobre vendas, pois, quando pensam em alguém que trabalha com vendas, logo pensam em um personagem chato, insistente, desagradável, o que não é uma realidade. Tudo bem, ainda existem vendedores que trabalham desta forma, mas vender é justamente não ser desagradável.

Meus alunos sempre me perguntam como ser um bom vendedor? Eu acredito que antes de mais nada, para se conseguir tal coisa a pessoa precisa acreditar no que esta vendendo, sendo a segunda atitude, a de vencer a barreira psicológica.

O “bom vendedor” precisa acreditar em si próprio, ter uma auto-estima elevada, saber se auto-motivar constantemente, saber lidar com objeções, conhecer muito bem o produto que pretende vender, passar confiança e credibilidade para o cliente e acima de tudo, gostar do que faz!

Os clientes não procuram produtos ou serviços e sim, “soluções para os seus problemas”. Na venda do serviço, a exemplo, na área da saúde, onde o contato humano é sempre muito presente, saber ouvir o cliente para descobrir o que o mesmo verdadeiramente quer, é fundamental para a conclusão do negócio; nessas situações, percebo muitas vezes que o profissional que está realizando a transação está mais preocupado em falar sobre o que ele acha que o cliente precisa, do que ouvir o que o cliente quer ou do que ele esta procurando naquele serviço.

O vendedor deve saber apresentar o seu serviço de maneira a atrair a atenção do cliente e despertar seu desejo de efetuar a compra. Para isso, deve realçar os benefícios de seu produto e mostrar as principais características e vantagens do mesmo, apresentando sugestões de soluções para os problemas relatados.

Dicas para ser um bom vendedor

Quanto mais soluções você conseguir encontrar, mais você ira vender! Portanto, encontrar o verdadeiro problema que está incomodando o seu cliente é fundamental para o fechamento da sua venda.

Crie um portfólio com fotos de resultados dos tratamentos realizados para apresentar aos futuros clientes, desta forma você mostra o resultado do seu trabalho e passa confiança ao cliente, aumentando assim as chances de fechamento do negócio.

Não desanime com um “não”, entenda que o cliente recusa o serviço oferecido e não recusa “você”; a primeira capacidade de um bom vendedor é não desanimar após levar muitos nãos.

Seja honesto com o seu cliente, nunca prometa resultados que não podem ser alcançados, pois, desta forma, você consegue fidelizar o cliente.

Conheça o seu concorrente, assim, você consegue apresentar para o cliente as vantagens e os pontos positivos que ele tem em fechar negócio com você.

Preste muita atenção no nome do seu tratamento, é ele quem ira atrair o cliente até você e diferencia-lo dos concorrentes.

Ame o que você faz!!! Acredite no que você vende e conheça o seu produto ou serviço, desta forma, a venda sairá muito mais fácil, pois você terá argumentos e entusiasmo em sua venda.

Não tenha medo de falar o preço do seu tratamento, lembre-se, você estudou muito para ter excelência em sua atividade!!

Mexa-se!! Divulgue, faça eventos, parcerias, promova o seu espaço!!

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Tricia Alethea

Fisioterapeuta e Esteticista Especializada em Dermato-funcional e Cosmetologia Docente em várias instituições…

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